quarta-feira, 22 de julho de 2009

Comparar...

O DMdevotion deixa aqui um desafio a todos os DEVOTEES...Por esse Mundo fora discute se qual o melhor dos dois ultimos albuns...O Playing the Angel ou o Sounds of the Universe???Deixem aqui nos comentarios as vossas opiniões sobre:Qual o melhor cd dos dois/Qual a melhor capa/Quais os melhores singles(comparar os dois albuns)...Um desafio sem duvida interessante e talvez um pouco polemico...

36 comentários:

peter the angel disse...

Ao fim de algum tempo chego á conclusão que prefiro claramente o Playing the Angel!Acho que tem mais força,as musicas são melhores,as letras são mais profundas!No meu top 3 de sempre o Nothings Impossible está lá portanto imaginem!!!Claramente prefiro o PTA!Sobre as capas acho que talvez me incline para o Sounds of the Universe!Acho que está sem duvida muito simples mas ao mesmo tempo com muita força!Por vezes uma imagem vale mais do que mil palavras e acho que esta capa tem força(ainda mais na edição cd/dvd,capa preta).Sobre os singles novamente o PTA vence destacado!Se meter mos numa balança,Precious/A pain that im used to/Suffer Well/John the Revelator e no outro lado Wrong/Peace/Hole to feed e mesmo o Perfect para ajudar(US single),creio que é goleada!Outro critica a este ultimo album,é o ritmo,acho que os DM estão lentos!Precisava se neste album musicas com mais batida tipo o Precious,Suffer Well,A pain that im used to, ou mesmo o velhinho question of time por exemplo...Enfim,venha o proximo :)

Anónimo disse...

PTA vence tudo: capa (no top 3 dos DM, a meu ver), singles, letras, sonoridade, enfim é todo um conjunto vencedor... SOTU desiludiu-me um pouco, especialmente no que à produção do Dave diz respeito!

rifte disse...

"Precisava se neste album musicas com mais batida tipo o Precious,Suffer Well,A pain that im used to, ou mesmo o velhinho question of time por exemplo..."

- Não podia estar mais de acordo! E para mim o PTA é muito mais DM que o SOTU - falta-lhe garra.

Anónimo disse...

uma mudança de produtor ajudava.acho que abusaram um pouco de sons retro e obscuros, mais do que no PTA. uma coisa que é gritante no SOTU é a falta de harmonia nos arranjos, muito longe do trabalho de produção de por exemplo violator (dada a comparação pela própria banda nas entrevistas que antecediam o lançamento do album).os trabalhos a solo do dave também não ajudam na minha opinião.por exemplo o kingdom e o saw something davam optimos singles para este album, com a força de qualquer coisa lançada com o nome depeche mode. como a matéria prima deste album não é extensa já sería uma ajudinha.
Gosto do album, mas é inferior ao PTA e muito longe da maior parte dos albuns lançados a partir de 85.
O mais importante é que eles continuam aí...
Noriegas

madalena disse...

O PTA é melhor!Sem duvida melhor!O SOTU tem temas interessantes,em todos os cds temos musicas boas,mas este perde para o PTA!Falaram do Nothings Impossible,não está no meu top3 mas acho que o Dave esta inspiradissimo!A letra é DM em todos os aspectos e mais alguns!

DMdevotion devotees fan club disse...

Para os DEVOTEES mais novinhos :) deixei aqui ao lado 3 videos do dvd da DEVOTIONAL TOUR para perceberem a força que este palco tinha!(quem não tem o dvd vá imediatamente a uma fnac comprar,vão se passar!!!)

alex fx disse...

PTA é definitivamente mais vital que SOTU, embora existam (naturalmente) pedaços soberbos.
O problema centra-se cada vez mais na necessidade que os DM têm de programadores nas sessões de gravação, e até o trabalho do Ben Hillier ter sido mais percipitado desta vez, tornando temas que venceriam pela simplicidade num emaranhado de arranjos e temas que gritavam por produção estarem completamente despidos.
Entenda-se que os DM não estão a acusar o "peso da idade", mas talvez sim a "idade do peso", e se por um lado PTA foi o acordar de um espasmo que durava desde "Ultra", SOTU não soube pegar na lição que o seu antecessor deixou - se bem que acho que cada álbum é uma história distinta, mas as comparações serão sempre inevitáveis...
Um dos problemas mais graves foi a própria auto-propaganda inicial feita pelo Andy Fletcher, quando citou "Black Celebration" e "Violator" como indicadores da sonoridade de SOTU - a isso chama-se publicidade enganosa e cair na sua própria armadilha, quando diz exactamente que cada álbum é uma ilha e nada deve aos anteriores (ou posteriores).
Os DM não se tornaram piores músicos, apenas melhores marketeers, se assistirmos ao golpe incrível que levou milhões de fans a optarem por desembolsar em média 70/80 EUR pela edição de luxo de SOTU (inteligentemente não limitada nem numerada...) vemos aqui qual o grande objectivo dos DM (e principalmente da EMI, que detém actualmente a Mute) - Vender!
Para mim, que acompanho a carreira dos DM desde o dia 1, são-me extremamente claras e límpidas muitas das razões de uma série de eventos neste consórcio comercial em que (inevitavelmente) se tornaram os DM.
A principal delas deve-se a que quando perderam a linha guia de raciocínio musical patente até SOFAD, iniciaram todo um novo ciclo que apenas os fortaleceu como uma das melhores bandas ao vivo, agora entre um punhado de novas grandes canções, mas não tanto de grandes álbuns.
Resumindo e concluíndo: Vão-se os anéis, ficam os dedos.

ab_
alex_

Anónimo disse...

Eu ao contrario de muita gente gosto mais do SOTU. Tudo bem que o PTA é profundo e armonioso mas fasciname a sonoridade adequirida neste SOTU os teclados antiquidicimos usados neste, o arranjp musical em muitas das musicas, nota-se que ouve ali mais trabalho que no PTA que me parece não ir buscar raizes tao profundas e sonoridades tao tipicas dos DM como neste SOTU.
Mas também estou de acordo que as letras foram mais felizs no PTA, mas a nivel de sonoridade este SOTU esta mesmo muito bem trabalhado e explorado muito mais que o PTA na minha opinião.

ass: dos Santos

Paulo Lizardo disse...

Sou fan dos DM desde os primeiros tempos, o albúm PTA foi-se "esvaziando" ao longo do tempo, não o considero nem mais ou menos importante que o SOTU. Em relação ao SOTU o tempo o dirá.
Mas os DM precisam claramente de "arriscar" nos próximos discos...

P.Lizardo

Carlos Gomes disse...

É-me difícil escolher entre um e outro.

O PtA foi sem dúvida um agradável despertar duma certa letargia em que a banda caiu no pós-SOFAD, devida a todos os problemas que afectaram a banda. Não se compara ao quarteto de ouro (BC, MFTM, Violator e SOFAD), mas está longe de envergonhar.

O SotU tem um som fresco que era necessário para marcar a diferença em relação ao passado e provar que os DM são capazes de fazer algo novo depois de quase 30 anos de carreira. No entanto faltar-lhe-á uma certa consistência, pelo menos sinto que não me agarrará tanto com o PtA. Talvez ainda seja pela novidade do SotU, veremos o que decretará o teste do tempo...

Singles...Wrong é para mim o melhor destes 2 álbuns. A verdadeira pedrada no charco...

Rodrigo Silva disse...

Eu vou desviar-me da maioria das opiniões...acho o SOTU superior ao PTA.

Para mim a goleada é do SOTU. No meu gosto claro está, o SOTU tem 4 classicos que entraram para o meu top de preferencias...Wrong (entrou para minha 2º musica de sempre!), Come Back, Miles Away
e Peace.

Em realação á capa gosto mais da do PTA, embora acho que desde o SOFAD os DM perderam muito na imagem....

Tudo são pormenores, pois o importante é eles estarem aí em excelente forma e como diz o Peter... venha o próximo!

Abraços,

mauro disse...

Muito melhor o PTA!Em tudo!Este SOTU a nivel de letras é muito fraco!Destaco apenas o Wrong,que é sem duvida mais um obra de arte do Martin!As capas gosto das duas,são as duas bastante interessantes!Sobre os singles,concordo,é goleada 4-1(wrong)

Anónimo disse...

Curiosamente e apesar de o PTA ter a música que mais amo entre todas que os DM lançaram e de também ter outra que gosto bastante, as restantes fico pelo… gosto, …gosto mais ou menos, ou … não gosto lá muito, já o SOTU apesar de não ter (para mim) aquela música muito MUITO especial (aquela bate e fica para sempre!), tem na globalidade músicas que eu gosto muito (preferida Come Back), portanto, comparando inclino-me para o SOTU, e apesar de ter uma música que ainda não descobri se me irrita mesmo muito, ou se simplesmente não me entra de maneira nenhuma, acho que nem torturada conseguia dizer que gosto do raio da música!!!!.
Quanto as capas dos cd’s, acho mais piada à do PTA.


PS acho uma certa graça, quase todos dizerem que queriam mais ritmo, mais batida neste CD, vai na volta, é por isso que lhe acho mais piada, assim refresca-me do meu outro lado musical (punk).

Ana

peter the angel disse...

Ola Ana!
Fiquei curioso de saber quais as duas musicas que gostas muito no PTA.E que musica é essa que te irrita no SOTU?!?A frase "acho que nem torturada conseguia dizer que gosto do raio da música!!!!" fez me rir :)

peter the angel disse...

Rodrigo o Miles Away é o meu odiozinho de estimação deste album :) A letra ate gosto,mas o lado instrumental bahhh!Enfim,opiniões :)

Anónimo disse...

Ora bem, aqui está uma escolha difícil...por um lado, o PTA custou-me mais a entranhar do que o SOTU que surpreendentemente me entrou logo no ouvido à primeira! O PTA foi um album que cresceu dentro de mim, é um grande album! O SOTU é diferente...confesso que não tem aqueles temas absolutamente fantásticos (tirando a Wrong, que é um tema fortíssimo) capazes de mexerem cá no intímo, ao contrario de alguns temas do PTA!No geral, o SOTU é um album bastante agradável mas não tão capaz de prender como o PTA...acho que lhe falta um certo magnetismo! As músicas que mais gosto no PTA são a Precious, Suffer Well, nothing's Impossible, Jonh the Revelator, a potentíssima A pain that I'm used to; no Sotu a Wrong (que já disse!), hole to feed e a come back são as que me cativaram mais!Portanto, sim, no geral, e apesar de ter afirmado o contrário quando o SOTU saíu, gosto mais do PTA!Os meus ódiozinhos de estimação neste Sotu são sem sombra de dúvidas a Little Soul (acho que não desenvolve nem um pouco); a Spacewalker acho-a absolutamente BÁSICA, acho que não está lá a fazer nada, mais parece o produto de um ensaio, um improviso qlq que puseram lá pra dentro, portanto não me convence nem um pouco; e a milles away é daquelas que nem me aquece nem me arrefece, é uma música normal, sem grande sal!
Quanto às capas...a do SOTU tem um design bastante minimalista mas engraçado, mas tb prefiro a capa do PTA!


GMG

personal boy disse...

Acho o PTA um album mais facil,mais directo!Com o passar dos anos acho que o SOTU vai se tornar melhor do que o PTA!Sobre as capas ganha o SOTU!Em singles talvez ganhe o PTA(por agora..)mas o Wrong é o melhor single dos dois albuns.Um tema fortissimo com uma letra de genio.DM em grande forma!Como ja escreveram que venha o proximo.

Rodrigo Silva disse...

Já agora, as minha musicas favoritas do PTA são a Precious, Suffer Well e A pain that i'm used to....

Peter, acho que ainda não "entraste" bem na musica... :)

Abraços,

Anónimo disse...

Pedro,

A minha música DM e sem qualquer tipo de hesitação, a minha nº1, é a Nothing’s Impossible, é… simplesmente... TUDO!
Depois num outro tipo de patamar mas a 2ª que mais gosto no PTA é a A pain that I’m used to….(entenda-se a 2ª nesse cd, porque em termos de top global está um bom bocado mais abaixo).
No SOTU, esqueci de dizer que gosto muito da Corrupt (é a 2ª que mais gosto do cd), é perfeita para uma certa coisa que eu cá sei…
Aquela que me irrita, é a Peace, irrita-me o espírito da música, detesto o início, odeio o refrão, pensei que com o tempo a coisa ia lá, ouvi-a muitas vezes mas comigo não funciona!!!
Mas é como tudo, também 99% da malta que curte punk adora Bad Religion, e eu simplesmente detesto!


PS Não saber que a N.I. é a minha música preferida, dá direito a uma sanção disciplinar, vou deliberar sobre o assunto…

Ana

peter the angel disse...

Rodrigo,acho que a Miles Away nunca me vai cair bem!Serio,acho mesmo chata,aborrecida,mas enfim a piada é mesmo essa,sentir mos as musicas cada um á sua maneira...

Ana,a NI não tinha a certeza se era ou não a tua musica preferida mas desconfiava :) Sobre a Peace não percebo esse odiozinho!De inicio não era das minhas preferidas,mas com o tempo cresceu e muito..Neste momento adoro,e se tiver a ver o video ainda mais gosto! ;) mas os odiozinhos de estimação são mesmo assim!!!O Rodrigo não entende o meu odiozinho ao Miles Away por exemplo e eu não entendo o teu ao Peace ;)

Rodrigo Silva disse...

Também não consigo entender o odiozinho ao Peace, pois é uma grande malha! E concordo inteiramente com o Peter, o Video "encaixa" na musica na perfeiçao....

Peter, não concordamos no Miles mas no Peace estamos lá! :)

Anónimo disse...

Não consigo comparar os 2 álbuns porque a mim pessoalmente me parecem muitos idênticos, no PTA havia como já foi dito bons singles, mas na altura lembro-me de também achar dificil comparar com o Exciter (I feel loved, Freelove...)enfim para alem do Precious, parecia-me que o PTA não tinha singles fortes, e agora acho o contrário, quando os DM lançarem o próximo vou pensar o mesmo sobre o novo e o SOTU. Quero com isto dizer que na minha opinião pessoal, só após o lançamento de um álbum novo é que eu descubro o valor do trabalho anterior.
bossdm

dm4life disse...

Prefiro o PTA ao SOTU!Tinha grandes expectativas sobre este SOTU e fiquei muito desiludido!Muito por culpa dos proprios DM que chegaram a comparar ao Violator!É muito electronico ok,mas está anos luz de um Violator!Concordo 300.000% sobre o ritmo deste album,precisava de ter mais batida,mais ritmo,mais balanço!!É mesmo esperar pelo proximo album(ainda vai demorar um bocadinho ehehee).Antes ainda vamos ter mais tour e depois o dvd magico,que espero seja melhor do que o ultimo,que exagerava nos efeitos..Melhor single do PTA Suffer Well,do SOTU Wrong!

Anónimo disse...

PTA ganha ao SOTU!Singles preferidos Wrong e Precious (muito diferentes mas ambos muito bons),a capa talvez prefira a do PTA.OS "odiozinho de estimação" do PTA é o Macro e no SOTU Little Soul e Miles Away

Pedro Grenha disse...

Para mim ainda é muito cedo dizer qual dos dois eu prefiro, normalmente só passados dois anos é que consigo realmente ter uma opinião mais coesa acerca do trabalho.
No entanto, acho que os DM fizeram muito bem em lançar a caixa SOTU, para mim que sou fan fiquei extra contente.
A única coisa que eu acho em relação ao PTA é que este soa me muito familiar e o SOTU ainda muito "verde" e como qualquer obra dos DM demora algum tempo a digerir, por isso acredito que daqui por uns meses já tenha uma ideia mais clara na minha mente em relação ao álbum. Mesmo assim destaco o "Wrong", "Come Back" ( estranhamente esta canção faz-me lembrar aquelas canções que vem escondidas (hidden tracks) nos cds em que é feita a contagem decrescente, e que em muitos casos nem sequer está escrito o nome da canção, etc...
Gosto bastante de Jezebel, In Sympathy... Mas ainda acredito que o disco ainda se vai entranhar mais...
Em relação à capa AINDA prefiro o PTA, mas pode mudar a qualquer mudar :-)

Pedro Grenha disse...

Sorry, no comentário de cima queria dizer "mudar a qualquer momento".
Perdoem me é a emoção lol

cpires disse...

Excelente tema de discussão Peter, parabéns!!!
Dou desde já o destaque ao comentário do alex fx, pois identifica de forma clara o problema do SOTU (temas com demasiada produção e outros com produção a menos).
Bem aqui vai:
Melhor musica dos 2 albuns: WRONG!!!
Sem duvida uma das melhores musicas de sempre dos DM, é um orgulho para mim ver que os DM ainda tem criatividade para "feitos" destes. É muito mais dificil fazer um WRONG do que um Precious, apesar do Precious vender muito melhor.
Alguns criticos dizem que actualmente os DM só conseguem fazer metade de 1 album com qualidade, apesar de não concordar...aceito a critica.
A 1ª metade do PTA é simplesmente soberba, ao nivel de qq grande album dos DM, a 2ª metade é "sofrivel", é verdade q tem o NI e o The Darkest Star mas as restantes não tem na minha opinião qualidade suf para estar num album DM. O SOTU neste aspecto supera o PTA pois tem um conjunto de canções + equilibradas, mas depois faltam-lhe os 5 ou 6 temas que se destacam no PTA e que não existem no SOTU.
É dificil dizer qual dos 2 é melhor album, mas o SOTU não é claramente o disco q eu esperava depois do PTA.
Musicas PTA: NI, APTIUT, The Sinner In Me (grande tema este)
Musicas SOTU: Wrong

Anónimo disse...

Já viram as notícias??Depeche Mode cancelaram os dois concertos do Brasil!

madalena disse...

Esta tour está a ser uma autentica palhaçada!Agora o que se passou?alguem sabe?Começo a ficar irritada com tanta treta de cancelamentos!

Anónimo disse...

Pelos vistos deve-se à reagenda dos concertos na Europa, mas o mais engraçado é que até agora no site dos DM não consta mais nenhuma data pra Europa naquele periodo que seria no Brasil!Não sei, isto já cheira mal!Já não estou a achar graça nenhuma a isto!Se confirmarem alguma data pra cá, não sei se hei-de rir se hei-de chorar, é que até tenho medo que voltem a cancelar, e aí, não sei, mas tenho quase a certeza que o povo português não iria perdoar o terceiro cancelamento!

Raposo disse...

Para mim a comparação entre os dois álbuns é muito simples. PTA está no meu top 3 enquanto SOTU é o pior de sempre de dM.

Provavelmente esta opinião chocará muitos devotos, tal e qual eu fico chocado quando ouço dizer que SOTU é um dos melhores. Opiniões.

Os meus ouvidos além de Wrong, Oh Well, Ghost e Light não conseguem ouvir mais nada de SOTU.

Até ao momento esta edição apenas vence nos cancelamentos da tour.

Abraço

dm4life disse...

O pior de sempre parece me exagerado mas... :)

Ricardo, RSW disse...

Acredito que vou chocar as pessoas com a minha opinião, mas é esta mesma, acho ambos os albuns muito fracos, comaparados com anteriores, como sofad ou ate mesmo ultra

nota-se em ambos carencias graves ao nivel da produção, concordo com a opinião de que sotu é igualmente fraco em termos de lyrics. ternho a certeza que com a materia prima disponivel em ambos um produtor como por exemplo Flood conseguiria fazer um muito melhor trabalho.

Em termos de comparação entre ambos, PTA tem na minha opinião, como temas fortes Suffer Well, i want it all, Nothings Impossible, Lilian, e Precious enquanto que SotU: Wrong, in simpanthy, perfect, in chains, fragille tension.

Materia prima criativa esta lá, mas necessitavam de bastante mais polimento.

Ambos os albuns poderiam ser muito mais bem aproveitados com uma produção mais apurada e cuidada, coisa que Ben Hillier não esta á altura de desempenhar, Considero igualmente que ao invés dos 2 albuns os DM conseguiriam sem duvida atraves de uma fusão, lançar um disco "forte" aproveitando os pontos fortes de cada um deles, suprimindo os mais fracos:

1- In Chains
2- Suffer Well
3- Martyr
4- Free
5- I want it all
6- Fragille Tension
7- Precious
8- Perfect
9- Wrong
10- Nothings Impossible

Adicionei á fusão de ambos a "Martyr" que na minha humilde opinião é a musica mais underrated que os DM fizeram, e a "Free" um B-side do PTA que tal como outros (também no SotU) são muito melhores que algumas que configuraram na Main setlist de ambos os albuns.

Portanto no cômputo geral, acho que se equivalem, mas por baixo, concordo no entanto que algum do material é de facto bom, falhando sim na fase da produção.

Nenhum destes 2 albuns, tal como foram lançados é capaz de bater um ULTRA (ja nem vou buscar os tier 1 ex: violator e sofad)

Carlos Gomes disse...

Fogo, Raposo e Ricardo, entraram mesmo a matar, que crueldade... :p

Pedro Grenha, milagre, finalmente vieste para cá comentar...;)

Quanto a capas...Prefiro a do SotU, sinceramente...Não desgosto do Mr. Feathers, mas prefiro a cor do SotU.

Simone disse...

Queridos Devotees,

SOTU foi uma grande surpresa!!! Depois do PTA imaginei uma "continuação", a mesma "pegada" e o que recebi?

A retomada de velhos temas, a antiga sonoridade, a capa simples ( que não se compara às clássicas dos primeiros trabalhos mas é bem melhor do que "anjo de penas" do PTA).

"Wrong" é brutal!!! E o vídeo tem muito humor ( lamento se alguém não entendeu a piada...). "Peace", "Corrupt" e "In Chains" são ótimos singles.

E a faixa que todo mundo precisa ouvir é "Ghost". E tenho dito!!!

Bom, essa é a minha visão!!!

Espero argumentos contrários!!!


"Peace" para todos!!!

peter the angel disse...

Ghost é sem duvida uma grande musica!É um crime nao estar no album!