segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Entrevista a Mr. Fletcher (muito recente...)


À beira dos 30 anos de carreira, o Depeche Mode esta mais ativo do que nunca. Testemunhar o magnífico acolhimento que tem recebido a enorme Tour Of The Universe, mais de 100 datas desde maio e termina em fevereiro de 2010, com quase todos os shows lotados eles tocaram em Julho em Valladolid e Bilbao no BBK Live Festival e deveriam ter tocado também em Sevilha, mas o show teve que ser cancelado devido a uma lesão na perna do vocalista Dave Gahan: o mais recente em uma série de incidentes que atingiram esta tour até agora, "Ainda é tudo muito estranho", diz o tecladista Andy Fletcher, do outro lado do telefone.
"Fizemos alguns dos melhores shows de nossa carreira, mas também tivemos muitos problemas. Meu pai morreu logo no primeiro dia da Tour, em seguida, Dave teve a cirurgia para retirar um tumor, depois machucou a perna, os médicos ordenaram que dsse um descanso à sua voz e cancelamos muitas datas ...
Mas nós estamos ficando mais fortes, ainda estamos com um bom desempenho e estamos ansiosos para a Espanha.

Eu suponho que estavam muitos preocupados com a saúde de Dave Gahan?
Sim, claro, mas eu estava mais preocupado com Dave mesmo (risos). Claro que estavamos preocupados, não sabiamos se a Tour iria continuar, o que iria acontecer com ele, mas a boa notícia é que o tumor foi encintrado no inicio e a tratamento foi breve. E esta tudo bem.

E como ele esta agora?
Fantástico. Nos concertos da América do Sul (nove performances durante outubro) foi magnífico. Para ele, nada vai para-lo (risos). Será que vai haver muitas mudanças na volta a Europa em relação ao observado no verão? Sim, algumas porque vamos repetir muitos dos países onde estavamos no verão. Não será drástica, a mudança de quatro ou cinco canções. Agora nós estamos colocando o novo repertório, que para o Depeche Mode é um pouco complicado, porque temos muita história, mas também estamos promovendo o novo álbum, "Songs Of The Universe". Interpretamos 20 faixas cada noite, cada fã tem seus favoritos, nós temos a nossa ... Eu desejaria que nós podessemos tocar quatro horas, mas infelizmente não podemos.

Já não pensaram em fazer um concerto tocando um álbum na sua totalidade, uma prática que é tendência agora?
Nós conversamos sobre isso, mas por enquanto vamos nos concentrar na finalização desta tour. Há discos que poderiam funcionar como "Violator" (1990), ou repetir o concerto de Pasadena Rose Bowl, em 1988 ou mesmo "Speak & Spell" (1981), mas para ser honesto, eu não faço isso. Estamos muito focados nesta parte da nossa carreira, no novo material.

Como é que se evita a rotina tocando noite após noite as mesmas músicas?
É sempre bom lembrar que uma turnê de rock é como um musical. Uma pequena porcentagem de fãs que acompanham cada performance através da Internet, mas quando tocamos em Madrid ou Barcelona, por exemplo, 95 por cento das pessoas ainda não viram o show, por isso é importante que as projeções diretas e tudo vá bem. Aos poucos fomos mudando algumas músicas no repertório. Mas não, ficamos entediados. Nós tentamos concentrar e colocar o máximo de esforço em cada noite, como se fôssemos um time de futebol tem que ganhar todos os jogos.

Você ainda fica nervoso a subir ao palco? Pra ser honesto, se não ficarmos nervosos o concerto não seria bom. A adrenalina mantém alerta se alguma coisa correr mal ou se você tiver problemas técnicos, e leva você a fazer o melhor que puder. Dave é o mais nervoso.

A reação do público é diferente em cada país onde tocam, ou seus seguidores são padronizados?
Sim, é diferente. Latinos cantam muito todas as letras e as melodias, os alemães batem palmas como loucos e norte-americanos gritam mais. Mas estamos muito felizes de que todo o nosso público e por ser grande.

Qual o território particularmente mais difícil?
O Inglês! (Risos) ... A verdade é, se você voltar, até 20 ou 25 anos atrás, era tudo muito diferente de hoje. Lembro-me de tocar em Madrid no Rock-Ola, a reação do público foi terrível e Dave atingiu um rapaz na cabeça com o microfone. Nesses primeiros shows tocando ao vivo e fazerndo música eletrônica foi uma grande luta, porque muitas pessoas não acreditavam e não davam crédito a essa musica. Agora estamos em outra posição, é como um sonho se tornado realidade, porque não só o público, mas mesmo você os jornalistas são bem-vindos entre nós quase sempre (risos). A verdade é que estamos em um momento muito feliz na nossa carreira e isso é ótimo para ficar tocando para um público de massas em todo o mundo.

Recentemente negou que Gahan confundiu Peru e Chile em um concerto em Lima, mas o ritmo frenético da turnê pode levar a essas coisas acontecerem?
Não. Isso nunca aconteceu, foi um jornalista chileno e pessoas mal informadas. É fácil de verificar, porque nunca Dave diz o nome do país, mas da cidade. O engraçado é que nós estivemos mais na imprenssa por este motivo que qualquer outra coisa. De qualqer maneira, Dave tem sido muito cuidadoso com essas coisas ao longo de sua carreira, e nunca errou.

Quando um show não lota, vocês consideram um fracasso?
Não muito. Lembre-se que começamos a tocar em bares pequenos e temos crescido gradualmente durante um longo período. Temos poucos shows até agora que não lotaram , até agora os shows estão lotados cada vez mais gradualmente, a coisa esta muito ruim lá fora, mas estamos indo muito bem, por exemplo, os números da América do Sul tem sido incrível. Eu não sei quantas viagens vamos fazer ainda em nossa carreira, porque estamos nos aproximando dos 50 anos. Enfim, nós temos tantos fãs de várias gerações, que não acho que temos queda de nossa popularidade.

É melhor estar no grupo agora do que há 20 anos atrás?
É diferente agora. Naquela época eramos jovens, e eramos os nossos próprios empresários havia uma tensão muito maior. Às vezes que a eletricidade gerada entre os membros é o que faz uma grande banda. No momento de maior tensão, gravamos alguns de nossos melhores registros. Com a idade que temos agora é melhor evitá-los (risos).

A maior influência é Depeche Mode é o Depeche Mode?
Não, nós temos muitos. Como você sabe, nós tivemos sorte de viver o momento punk em nossa adolescência, isso é algo que nos influênciou tanto quanto o glam e bandas como o Kraftwerk.

Sim, mas eu queria dizer hoje. Será que se influenciam com coisas de novos artistas?
Nós não ouvimos muita música nova, realmente, exceto Martin Gore, que compra toneladas de CDs e ainda ama techno. Mas dá uma boa sensação de ver que há uma abundância de jovens bandas que nos admira, e isso é algo que nunca teríamos previsto.

Houve inúmeras versões de suas músicas. Você tem um favorito?
Meu Deus! Talvez Never Let Me Down Again, por Smashing Pumpkins. Na verdade, saem muitas versões e continuamente, e é sempre interessante ouvir.

Gahan fez uma turnê em 2003 com seu álbum solo primeiro, e canta várias músicas do Depeche Mode. Como que Gore e você viram isso?
Foi muito estranho ver o seu concerto. Depois de passar a vida inteira vendo-o por trás no palco pela primeira vez eu o vi tocando pela frente. Mas eu acho que a banda a tocou muito bem as versões, e para ser honesto, a carreira solo de Dave foi um dos principais motivos para o grupo a prosseguir, deu-lhe mais confiança e levou-o a escrever canções para o Depeche Mode. É uma razão pela qual estamos tão próximos no momento.

@ http://www.elmundo.es/metropoli/2009/11/04/musica/1257334532.html

4 comentários:

DMdevotion devotees fan club disse...

Grande entrevista!

Rodrigo Silva disse...

O Fletch no seu melhor!

dm4life disse...

Muito boa entrevista!

CarambaMan disse...

Concordo, boa entrevista...