sábado, 9 de maio de 2009

Uma banda sem medo...


Aqui fica um artigo sobre os DM no site do correio da manha...É de hoje,dia 9 Maio...Grandes elogios aos DM diga se...
Depeche Mode: Uma banda sem medo
Prestes a completar 30 anos de carreira, uma das mais bem-sucedidas bandas de sempre lançou o seu 19º álbum de originais. ‘Sounds Of The Universe’ mostra uma banda satisfeita e ciente do percurso que desenvolveu e que nem por um minuto renega tudo aquilo que já fez pela música electrónica e pela ‘synth pop’.


David Gahan, Martin L. Gore e Andrew Fletcher nunca se deixaram encostar à sombra de nenhuma fórmula rígida – e este disco não foge à regra. Apesar de a sua discografia ser uma das mais consistentes e coerentes no universo musical, os Depeche Mode não se furtam a procurar sempre novas soluções e sonoridades para as suas canções.

DISCO COESO

O primeiro single extraído deste ‘Sounds Of The Universe’ é ‘Wrong’, de cujo vídeo aconselhamos desde já o visionamento visto que se trata de uma obra-prima do realizador Patrick Daughters e que, como termo de comparação, podia ser uma versão ácida de ‘Karma Police’, dos Radiohead. Mas nem só de ‘Wrong’ vive este álbum – nem alguma vez foi a postura dos Depeche Mode em relação aos seus trabalhos. É um disco coeso e recheado de temas fortes, como o belíssimo ‘Perfect’, o negro ‘Hole To Feed’, ‘In Sympathy’, ou ainda o mais descontraído ‘Come Back’.

A cadência rítmica é, claramente, menos acelerada em relação a ‘Exciter’ (2001) ou ‘Playing The Angel’. Os temas são mais densos e procura-se não atalhar caminhos para tornar o ritmo mais fácil de digerir. David Gahan e seus pares nunca tiveram medo de experimentar e arriscar, sempre com um sentido estético apurado.

by:Alexandre Talhinhas

8 comentários:

madalena disse...

Grande artigo!Mais do que merecido!

cpires disse...

Também acho o artigo bastante justo para o grande trabalho que os DM desenvolveram nas ultimas 3 decadas.
Apenas um apontamento:
Acho piada quando ele vai buscar as cadências rítmicas "supostamente" mais rapidas dos albuns anteriores dos DM e menciona o Exciter!!!, não deve ter ouvido bem o album :)), o Exciter é claramente o album mais "mellow" que os DM's lançaram até aos dias de hoje.

bruno cruz disse...

Muito merecido este artigo!correio da manhâ á presidencia!!

O Meu Lado Solar disse...

19º álbum de originais??? e essa do Exciter ser rápido também tem a sua graça...

Mas é sempre bom que se fale dos DM!;)

ruu disse...

Falaram bem...muito bem!É o que interessa já que sao raras as vezes que isso acontece por cá!

Carlos Gomes disse...

Faço minhas as palavras dos CPires...

Unknown disse...

Ora bem ... Realmente esta comparação ao Exciter é esquisita ... Apesar de tudo para mim o Exciter tb foi um bom album embora excessivamente "mellow" ... Enfim ... sabe bem lêr um bom artigo como este ...

Anónimo disse...

Os elogios sao sempre tâo poucos em Portugal que sabe bem ler um artigo destes(apesar das gaffes)