quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Report...


Depeche Mode @ O2 Arena, London – 20 de Fevereiro de 2010

O vosso escriba voou para Londres com o propósito de assistir ao concerto da melhor banda do mundo no passado sábado e fê-lo sem bilhete para o concerto. Um dos meus amigos devotees em terras de Sua Majestade Raínha Isabel II teve a amabilidade de guardar bilhete para mim e os meus dois companheiros de viagem.
Chegados a Londres e cumprida a parte turística da viagem com umas fotografias sobretudo a partir de Waterloo Bridge, havia que rumar de vez à Meca do dia, a O2 Arena. Feito o check-in no hotel, após uma primeira passagem pela O2, regressamos para ficar.
Chegamos e vimos logo à entrada esta bela e inspiradora imagem, pedra de toque para uma noite memorável...
Entrados no edifício, deparamo-nos com um verdadeiro centro comercial, à grande e à francesa, mas em Inglaterra...
Chegaram os rectângulos mágicos, aproveitei para conhecer finalmente muitos devotees pessoalmente até que...chegou a hora de entrar na sala do espectáculo, similar ao Pavilhão Atlântico, na configuração e na capacidade, onde estivemos colocados bem no fundo do anel superior da arena...Bastante longe da vista, mas sempre perto da emoção, estiveram os DM...
Por volta das 19h30m, sobem os Nitzer Ebb ao palco e brindam os presentes com um excelente aquecimento para Depeche Mode. Com uma grande presença em palco e a sua batida agressiva e crua, deram um concerto que eu, como grande fã da banda, apreciei imenso, até porque foi a primeira vez que vi Nitzer Ebb em concerto. Soube muito bem ouvir velhos clássicos como “Control I'm Here” e “Getting Closer”, bem como as canções do último álbum “Industrial Complex”, impecavelmente trabalhadas e interpretadas por esse nome maior da música industrial que são os Nitzer Ebb.
Mas, sem mais delongas, passarei ao concerto da melhor banda do mundo...Que concerto, senhoras e senhores, que concerto! Memorável, inolvidável com um Dave em grande forma, sem apresentar os problemas de voz que já se lhe ouviram noutros concertos e um Martin que, para gáudio dos devotees, fez uma vez mais gala em espalhar uma magia sem par. Vintage Martin...
O poder de “Wrong”, “Walking In My Shoes e “A Question Of Time” a par da elegência de “World In My Eyes” e desse (mais um) hino em que se tornou “It's No Good” levaram os fãs para oprimeiro momento mágico do Sr. Martin Lee Gore...
Que delícia ouvir “Freelove” com o Martin na voz e na guitarra, logo seguida de “Home”, essa canção que parece ter-se tornado (e ainda bem) a canção do Martin, considerando que foi interpretada em todos os concertos desta digressão.
Dave regressa e arrasa, sobretudo com o quarteto de canções “In Your Room”, “I Feel You”, “Enjoy The Silence” e Never Let Me Down Again”, seguindo-se a tradicional pausa antes do encore.
Regressa o Sr. Martin Lee Gore para deixar-me boquiaberto com “A Question Of Lust”. Absolutamente celestial...Não há adjectivos que façam justiça ao encantamente com que o Martin tem agraciado os fãs nesta tour.
Segue o encore com os parabéns a você a Peter Gordeno (imerecidos, diga-se...) e o fecho com chave de ouro ao som de “Stripped”, “Behind The Wheel” e “Personal Jesus”.
Em suma, um concerto quase perfeito...Quase, porque houve alguns pequenos pormenores que não saíram bem...Parece-me que alguém se esquecer de carregar no “Play” no momento certo para passar a projecção da “Walking In My Shoes” na devida sincronia com a canção, houve a certa altura um “feedback” muito manhoso e também mais uma triste ideia do Sr. Peter Gordeno, que teve o desaforo de fazer uma pausa durante a “Home” com a qual o Martin não contava e que me pareceu deixá-lo visivelmente desiludido...
Enfim, nada que deslustre uma noite de sonho, da qual espero que os leitores fiquem tremendamente invejosos... ;-)
Resta-me deixar os meus agradecimentos aos meus companheiros de viagem Sandra Martins e Luís “Easy Tiger” Costa pela companhia e pelas fotografias que ilustram esta crónica.

Saudações devotas!

By: Carlos Gomes

21 comentários:

DMdevotion devotees fan club disse...

Obrigado Carlos ;)
Um pouco injusto para o Gordeno mas eu compreendo ahahaah!!!
abraço e mais uma vez obrigado!

Carlos Gomes disse...

Sinceramente, o Gordeno já enjoa com as suas invenções em cima do joelho que deixam o Martin a olhar para ele durante bastante tempo...

O Martin é que é muito bom rapaz...Se fosse outro, já lhe tinha feito a folha...

DJWILD disse...

é a minha vez de concordar contigo, Carlos. E faço-o a 100%!
O Gordeno nunca me fez mal nenhum (a verdade é que também não lhe dou hipóteses, lol) mas, na minha opinião, sempre foi carta fora do baralho. Por completo.

Vi os Depeche em Barcelona durante a Exciter tour e lá (mesmo sendo o Martin muito bom rapaz, como dizes) até ele se passou (sem rodeios nem disfarces!).

Mas a culpa é do Fletcher. Menos "claping dancing" e o Gordeno nunca teria pisado o palco...

Se se confirmar o regresso do "Mestre", acho possível que mantenham o Chris e o Gordeno. Mas a confirmar-se o regresso do "Mestre" e a saída do Gordeno, então terei recebido um ovo kinder: dois desejos num só!

Abraço e obrigado pelo "report" ;)

Anónimo disse...

Obrigado por partilhares a tua aventura carlos.

FERNANDO disse...

Parabéns amigos,un placer haberlos conocido... saudações da Argentina
fernando

Fernando disse...

Parabéns amigos,um prazer ter conhecido... saudações da Argentina

Rodrigo Silva disse...

Obrigado pelo Report!

Se regressar o Alan, será certo que o Gordeno não toque mais com a banda...

Abraços,

cpires disse...

O problema Gordeno + os "famosos tecnicos de som" que os DM contratam para o trabalho de estudio tem uma solução muito simples: ALAN WILDER!!!!!! :)))
Mai nada!!!

alex fx disse...

Só 2 comentários:

1 - Caro vizinho e amigo Carlos, estive quase para ir a este concerto (e com a hipótese de se ir à after-party). Melhores dias virão certamente. Excelente trabalho e obrigado pelo report.

2 - O Gordeno começa a acusar a nuvem que aos poucos vai pairando sobre a sua cabeça... não sei se repararam que nos ensaios do RAH o Alan só falou com o Chris (no que diz respeito aos músicos de suporte) e é visível a alegria do Jez Webb (técnico de guitarras) em rever o velho director musical.

Mas isto sou só eu a falar, porque sou um tendencioso do caraças, right Peter?

;) ab_alex

peter the angel disse...

Alex...
Em relação ao Alan,disse e continuo a dizer,não gostei da forma como ele saiu dos DM!Quando as coisas estão mal é facil abandonar o barco!!!Foi fraco!!!

Por isso respeito tanto o Fletcher que para mim é importantissimo na estrutura DM!!!Para muitos não passa de um bom bate palmas,mas enfim respeito a opinião de outros DEVOTEES...

Se quero o Alan de volta aos DM?
Claro que sim!Eu e todos os devotees como é claro!!!
Isso nem se pergunta ;)


Sobre o Gordeno,está com os DM á muito tempo e merece todo o meu respeito!
Não é por o Alan "voltar" que vou começar a descascar no homem...
Alias so tenho que agradecer fique mais um mês..Mais um ano...Etc etc etc...


Charles mais uma vez obrigado pelo report!
THANKS!!!

Luís "Easytiger" disse...

Que Grande noite!!! Que fantastica actuação do Deus Martim L. Gore, que supresa a lindissima "Question of Lust" de deixar de boca aberta!!! Tenho a agradecer ao companheiro de viagem "Carlos" das 24h memoraveis!!! Faltou dizer que quase perdiamos o avião de regresso ao Porto :) tal era a vontade de ficar por terras da Magestade... lol. Luís "Easytiger"

alex fx disse...

Peter, definitivamente não conheces toda a história (como muita boa gente), por isso vou-te "perdoar" a observação inicial, apesar de a compreender perfeitamente.

Eu sempre descasquei no Gordeno, que, não obstante ser um bom teclista, equivale ao mesmo que ter um Elton John lá dentro - bichices à parte, é muito floriado para coisas que se querem simples e eficazes.

Há ainda a questão do marketing vs profit, e aí meu caro, até o Martin e o Fletch têm interesse em que o cashflow que se avizinha com a eminente reintegração do Alan (activa ou passiva) se perdure por mais alguns anos.

Caso não saibas, a EMI (actual detentora da Mute) está prestes a ser comprada pelo grupo Warner Bros, e esses tipos há já muito tempo que estão de olho na base de fans - o que se passou no RAH foi um teaser para testar o impacto - e olha lá no que tem dado...

"Carneiro amigo, andamos todos ao mesmo!"

Mas admito aqui que tenho de reconhecer uma grande qualidade ao Gordeno...


... quando me lembrar dela, digo!

DMdevotion devotees fan club disse...

Alex,não vou nem quero discutir!
STAY DEVOTEED!

bruno cruz disse...

peter cuidado com o alex,ele sabe tudo!lool

personal boy disse...

O regresso do Alan interessa a todos!
Ao proprio Alan,que deve precisar de umas guitas..
Aos DM,criatividade precisa se..
A editora vendia mais discos com este regresso..
Etc etc etc etc etc..
Na minha opinião,o Alan não esteve bem na altura que abandonou a banda.Concordo com o Peter!
Basta ver o documentario do cd/dvd remastered do sofad para perceber tudo!
Alex se sabes assim tanto,devias escrever um livro :X

ruu disse...

Errar é humano,e ele errou!Mas volta que todo o mundo quer este regresso!

ruu disse...

Obrigado devotee carlos pela reportagem!

alex fx disse...

@ Peter: não escrevi aquilo com qualquer intuito de discussão. Se assim to pareceu, peço desculpa. :(

@ Bruno Cruz: não sei (naturalmente) tudo, mas felizmente posso dizer que gozo de uma posição relativamente privilegiada em termos de acesso a informação interna. Obrigado na mesma pelas palavras. :)

@ Personalboy: volto a repetir as palavras do 1º parágrafo no meu comentário anterior, adicionando o pormenor de que só conhecem um lado da história - e aquilo o que sei não é para escrever livros, uma vez que não faço parte do nicho dos "amigos chegados da banda" que "chibam" todos os podres à troca de uns míseros vinténs. ;)

@ Carlos Gomes: desculpa lá usar o teu brilhante post como papel de rascunho para estas coisas, mas tu já me conheces suficientemente bem para saber o quão frontal sou nestas coisas.

Fan sim (e muito), mas cego não (de todo)!

Carlos Gomes disse...

@Alex FX: Desculpas desnecessárias, meu caro amigo. Bem te conheço e afinal, vivemos em democracia... :D

Anónimo disse...

Há um grande lapso!!! Faltou referir a companheira de viagem de varios concertos da melhor banda do mundo "Sandra Martins"
-Devoção foi: 14-11-09 Lisboa, 16-11-09 Madrid, 21-11-09 Barcelona e por ultimo 20-02-10. A devoção comtinuará...

peter the angel disse...

Culpa do reporter carlos ;)